Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

INTELIGÊNCIA APRISIONADA
Alícia Fernandez

Ao trabalhar com o livro mensionado acima, entendo que Alicia mostra em seu livro como construiu uma equipe multidisciplinar de trabalho no Hospital Posadas, em Buenos Aires para atendimento às crianças que apresentava problemas de aprendizagem. Ela deu ao trabalho o nome de DIFAJ. Pois ele foi criado a partir da queixa trazida pelos pais e que, normalmente, eram tratadas pelos pediatras. Assim, a equipe se reuniu e adotou uma metodologia que poderemos verificar posteriormente. O desenvolvimento da abordagem clínica psicopedagógica de uma criança e de sua familia vivenciam um processo para buscar as causa dos problemas de aprendizagem. O trabalho é realizado conjuntamente entre a criança, a terapeuta e a escola que passam por vários períodos delicados.
As instituições têm como função encaminhar, observar e acompanhar a criaança para que a experiência recebida e acompanhada por todos buscam por meio dos atendimentos e com um olhar clinico sobre a aprendizagem e suas fraturas principalmente na abordagem e na conceitualização da aprendizagem e de sua ruptura.
Essa abordagem trata de entender e recuperar as rupturas que fizeram com que a criança não desejasse mais aprender. Percebemos o quanto a criança sofre, pois além de rotulada de disléxica, hiperativa, síndrome de turner, entre outras, a criança também se sente sem amigos, ou discriminada. Outra questão decorrente desse fator, apesar de suas carências, muitas crianças mostram a sua criatividade encapsulada. O não aprender as vezes tem uma função positiva, com um certo prazer, começa a barganhar aos pais ou professores em situações, atrapalhando a auto-imgem. Não se pode interpreetar um problema de aprendizagem sem recorre ao histórico de uma criança. Principalmente, com delicadeza, estudando o mundo desse paciente e, por meio de jogos, brincadeiras buscar aonde e o que foi que aconteceu. Por meio do simbólico pode-se trabalhar as imgens incosciente dessa criança e para tal é necessário observar o funcioanmento cognitivo.
Devemos saber enxergar quais as dificuldades trazidas pelas crianças, e da mesma forma ajudá-la a supera-la. Um diagnósticopsicopedagógico precoce não tem eficácia para o paciente.
O fato de entrarmos na instituição em que ela estuda, poderá trazer acréscimos à dinâmica. A função da educação pode ser alienante ou libertadora, depende de como for usada. o sintoma problema da aprendizagem é a inteligente aprisionada contruindo de forma constante seu aprisionamento. não é caracteeristica da inibição a alteração no pensar, mas evitar o pensar.
Outra questão importante que o psicopedagogos têm que estudar são os sistemas familiares estruturadaos e estruturantes de inddiferença e que são um terreno fértil à fabricação de causas que, futuramente, transformarão em sintomas na aprendizagem. Portanto, o livro Inteligência Aprisionada mostra as possibilidades de atender uma criança num encontro, de quatro horas, com a equipe multidisciplinar que muitos deles podem com o tipo dessa intervenção transformará a dinâmica familiar, consequentemente, verificando os membros da família os posicionamentos diante da problemática, em termos de participação, culpas, histórias familiares e as relações das mesmas.

4 comentários:

  1. Gostaria de ler até o final, porém, ao notar que a 6ª palavra está com erro grosseiro de ortografia, desisti. Com um currículo tão impressionante assim, deveria ao menos verificar a ortografia do texto antes de postar na internet.

    ResponderExcluir
  2. Realmente eu também notei vários erros de ortografia, talvez na digitação, uma pena já que se trata de uma pedagoga. Espero que o conteúdo esteja mais ou menos coerente com o livro.

    ResponderExcluir
  3. Realmente os erros de digitação incomodam, mas tenho observado que muitas pessoas não levam tão a sério isso e não entendo o motivo de não ser considerado e corrigido. É uma escrita e por estar digitada não precisa respeitar a ortografia?
    O conteúdo está a altura de pessoa tão preparada e agradeço pela oportunidade de desfrutar deste blog.

    ResponderExcluir

Deixe sua opnião. Será importante para mim.